O freio do seu carro está longe ser apenas aquele pedal entre o acelerador e a embreagem. O pedal só faz acionar um sistema complexo que transforma a pressão mecânica do seu pé em pressão hidráulica que chega até as rodas e as faz parar.

A maior parte dos carros brasileiros tem freio a disco nas rodas dianteiras e com tambores nas traseiras. Veja a função de cada peça do sistema de freio, os problemas que você pode detectar e os prazos de duração de cada item. O conjunto de freio deve passar por uma checagem a cada 10 mil quilômetros.

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1 – Pedal

É a ponta de todo o sistema de freio. Basta um toque sutil e, se tudo estiver em condições, o veículo para.

O que pode acontecer – O pedal em si não costuma estragar. Se ele começa a ceder, é indicativo que existe algo errado no sistema de freio.

Prazo de troca – Geralmente não é trocado, salvo se entorta por algum acidente.

2 – Servo freio

Tem a função de auxiliar a atuação do freio, multiplicar para todo o sistema a força empregada pelo motorista no pedal. Sem ele, seria praticamente impossível parar o carro. Ele funciona com o vácuo gerado pelo funcionamento do motor. Esse é o motivo que deixa o pedal duro se você desliga o motor.

O que pode acontecer – Em caso de defeito, o pedal fica pesado. Se isso acontecer, é um sintoma que o servo freio está estragando.

Prazo de troca – Não precisa passar por manutenção. A média de durabilidade é entre 120 mil e 200 mil quilômetros. Só deve ser trocado se apresentar problema.

3 – Cilindro mestre

Sua função é de abastecer o sistema de freio com fluido vindo do reservatório e transformar a pressão mecânica de pisar no pedal em pressão hidráulica.

O que pode acontecer – O maior problema é corrosão interna por uso de fluído contaminado com água ou vencido. Se as válvulas ou borrachas internas estiveram com problema, o pedal de freio ficará baixo.