Qual o melhor SUV? Muitos devem fazer essa pergunta e ela é um pouco complicada de responder. Em termos de opinião, seria impossível agradar a todos – afinal, cada um tem uma e é por isso que deixamos de lado os resultados de Avaliações NA para estabelecer critérios específicos para essa matéria.
Não levamos em conta nossas experiências ao volante, exatamente para que haja imparcialidade total entre os modelos, visto que alguns deles nunca passaram pela Avaliação NA.
Dessa forma, esperamos levar ao leitor a informação com base em dados técnicos das diversas opções existentes no mercado, que moldam o custo-benefício de cada produto.
Assim, eis os critérios que estabelecemos para comparar as ofertas de SUVs no mercado brasileiro. Focamos na faixa de preço onde a maior parte das vendas estão concentradas e isso significa partirmos de R$ 60.000 até R$ 130.000.
Pode não parecer, mas existem 33 modelos nesta categoria, indo desde os crossovers até os utilitários esportivos de médio porte. Os chamados “jipes” foram deixados de lado por serem muito focados no fora de estrada.
Dos pontos mais importantes num SUV, o preço é sem dúvida fundamental. O mesmo em relação à potência e torque, assim como desempenho, consumo e porta-malas.
Em termos de conteúdo, o “básico” é oferecido em todos, mas airbags adicionais, multimídia, piloto automático e controles de tração e estabilidade são importantes itens que fazem a diferença na hora da compra.
Dos 33 modelos, focamos nos 10 mais vendidos no primeiro semestre de 2018, visto que o custo-benefício desse grupo é evidentemente observado pelo consumidor através do maior volume de vendas.
Juntos, eles somaram 169.909 unidades entre os 40 modelos listados pela Fenabrave, que totalizaram 230.558 unidades vendidas na primeira metade do ano. Os 10 acumulam 73,68% desse mercado apontado pela associação dos revendedores.
Na lista abaixo, sem dúvida o preço é um denominador fundamental, mas não basta apenas isso. Dos 10, o melhor SUV em termos de custo-benefício é o Nissan Kicks, que peca apenas por não tem piloto automático e um motor mais potente, embora seu consumo seja bom.
O câmbio CVT é outro ponto importante nesse aspecto, assim como o porta-malas na média do mercado. Na segurança ainda acrescenta sistemas adicionais de controle.
Melhor SUV: custo-benefício
1) Nissan Kicks – R$ 90.490
Na versão SV com Pack Plus, o Kicks já dispõe de seis airbags, controles de tração e estabilidade, multimídia, mas não tem piloto automático, item inexistente no modelo como um todo. Mas, tem rodas de liga leve, controle dinâmico de curva, controle dinâmico de chassi, ar-condicionado, chave inteligente, bancos em couro “gravidade zero” e câmera de ré.
Com 432 litros no porta-malas, o Kicks tem motor 1.6 16V de 114 cavalos e 15,5 kgfm, tanto na gasolina quanto no etanol, equipado com transmissão CVT Xtronic. O crossover vai de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e tem velocidade final de 175 km/h. O consumo médio é de 8,55 km/l no etanol e 12,55 km/l na gasolina.
2) Ford EcoSport – R$ 95.435
Esse produto da Ford cumpre os requisitos de custo-benefício na versão FreeStyle Plus, que custa R$ 95.435. Com motor 1.5 Ti-VCT de três cilindros, o SUV compacto entrega até 137 cavalos e 16,2 kgfm. O EcoSport 1.5 tem consumo médio de 8,65 km/l no etanol e 12,35 km/l na gasolina. De 0 a 100 km/h em 11,8 segundos com máxima de 180 km/h.
Automático com seis marchas, o modelo nesta versão vem com piloto automático e multimídia SYNC 3 com Android Auto e Car Play. Com 356 litros oficiais no porta-malas, esta opção também vem com controles de tração e estabilidade, assim como assistente de partida em rampa.
Há seis airbags, mais uma bolsa inflável para o joelho do motorista. O EcoSport FreeStyle Plus tem ainda câmera de ré, assistente de emergência, luzes diurnas em LED, bancos em couro e tecido, ar-condicionado automático, navegador e sistema anticapotamento.
3) Jeep Renegade – R$ 97.480
O Renegade atende aos requisitos desta matéria de custo-benefício apenas na versão Longitude, que inclui os itens necessários, entre eles airbags laterais e cortina (opcionais), controles de tração e estabilidade e piloto automático. Ele também oferece multimídia.
Na mecânica, motor E.torQ 1.8 Flex com até 139 cavalos e 19,3 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas. De 0 a 100 km/h, o SUV precisa de 10,2 segundos e tem final de 182 km/h. O consumo médio é de 7,9 km/l e 11,6 km/l, respectivamente etanol e gasolina.
Seu porta-malas tem 260 litros e dispõe ainda de airbag de joelho para o motorista, navegador GPS, Start&Stop, ar-condicionado dual zone, limitador de velocidade, rodas de liga leve e freio de estacionamento eletrônico.
4) Hyundai Creta – R$ 103.990
Para ter os itens exigidos nesse comparativo de custo-benefício, o Creta precisa da versão topo de linha Prestige, que custa R$ 103.990. Nela, o cliente leva motor Nu 2.0 DVVT com até 166 cavalos e 20,5 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas.
Com isso, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e máxima de 188 km/h. O consumo é de 7,55 km/l no etanol e 10,7 km/l na gasolina. O crossover tem 431 litros no bagageiro. Vem com piloto automático, seis airbags e controles de tração e estabilidade.
Tem ainda multimídia e controle de cruzeiro, além de Android Auto e Car Play, câmera de ré, bancos em couro, banco do motorista refrigerado, saídas de ar no banco traseiro, Start&Stop e ar-condicionado automático.
5) Honda WR-V – R$ 85.500
O crossover é derivado do Honda Fit e tem motor 1.5 i-VTEC FlexOne com até 116 cavalos e 15,3 kgfm. O câmbio é CVT de fábrica, mas o modelo não tem controles de tração e nem de estabilidade, assim como também não há assistente de partida em rampa.
Porém, há seis airbags apenas na versão EX-L, que custa R$ 85.500. Seu consumo médio é de 8,45 km/l no etanol e 12,05 km/l. Faz de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e tem máxima de 168 km/h. Há multimídia, piloto automático e seu porta-malas tem 363 litros.
Além disso, conta também com GPS, câmera de ré, bancos ULTra, rodas de liga leve aro 16 polegadas, faróis de neblina, luzes diurnas em LED e acabamento interno personalizado.
6) Renault Captur – R$ 92.990
O Captur Intense 1.6 CVT custa R$ 92.990 e vem com piloto automático, controles de tração e estabilidade, multimídia, mas apenas airbags laterais. No mais, entrega rodas de liga leve, navegador GPS, câmera de ré, limitador de velocidade, ar-condicionado automático, luzes diurnas em LED e chave-cartão.
Seu motor 1.6 SCe tem até 120 cavalos e 16,2 kgfm, sendo sua caixa de câmbio do tipo CVT. Nesse conjunto, o Captur vai de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos com máxima de 169 km/h. O consumo médio é de 7,7 km/l no etanol e 11,1 km/l na gasolina. O porta-malas tem 437 litros.
7) Honda HR-V – R$ 110.500
Para preencher os atributos do Melhor SUV: custo-benefício, o HR-V precisa da versão completa, a Touring, que custa R$ 110.500. Nesta versão, vem com seis airbags, controles de tração e estabilidade, piloto automático e multimídia.
Equipado com motor 1.8 i-VTEC FlexOne, o crossover tem até 140 cavalos e 17,4 kgfm, respectivamente com gasolina e etanol, já que é o único que é mais potente no derivado de petróleo. Vai de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos e tem máxima de 175 km/h.
O consumo médio é de 8,15 km/l no etanol e 11,65 km/l na gasolina. Tem 437 litros no porta-malas. Oferece faróis full LED, freio de estacionamento eletrônico, assistente de partida em rampa, GPS, bancos em couro, ar-condicionado automático e câmera de ré.
8) Chevrolet Tracker – R$ 104.190
O SUV compacto da GM parte de R$ 89.290, mas só apresenta conteúdo completo aos R$ 104.190, o que inclui os itens obrigatórios desse comparativo: controles de tração e estabilidade, assim como airbags laterais e de cortina.
Na motorização, o bom motor 1.4 Turbo de até 153 cavalos e 24,5 kgfm e o câmbio é automático de seis marchas. O consumo médio é de 7,75 km/l no etanol e 11,15 km/l na gasolina. O porta-malas, no entanto, tem apenas 306 litros. Faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos com máxima de 198 km/h.
Vem com multimídia MyLink com Android Auto e Car Play, além de piloto automático. Tem ainda câmera de ré, OnStar, teto solar elétrico, bancos em couro, alerta de colisão, alerta de invasão de faixa e de ponto cego.
9) Renault Duster – R$ 91.990
O Duster Dynamique 1.6 CVT é a opção do SUV que traz piloto automático, controle de tração e estabilidade e multimídia, mas não vem com airbags laterais e nem de cortina. Tem GPS, câmera de ré, rodas de liga leve, faróis de neblina, comandos de áudio no volante, função Eco e limitador de velocidade.
O motor SCe 1.6 tem até 120 cavalos e 16,2 kgfm, obtido tanto na gasolina quanto no etanol. O câmbio CVT é o Xtronic. Com 475 litros, o modelo tem aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos e tem máxima de 166 km/h. O consumo médio é de 7,2 km/l no etanol e 10,5 km/l na gasolina, média cidade/estrada.
10) Jeep Compass – R$ 113.440
O Compass Sport – sai por R$ 109.990 e atende aos requisitos, tendo motor 2.0 Tigershark Flex com até 166 cavalos e 20,5 kgfm, além de câmbio automático de seis marchas, indo assim de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos com final de 192 km/h. Seu consumo é de 6,8 km/l com etanol e 9,8 km/l na estrada.
Tem piloto automático, sete airbags (parte opcional), controles de tração e estabilidade e multimídia, esta com Android Auto e Car Play. O conteúdo ainda inclui freio de estacionamento, luzes diurnas, rodas de liga leve, ar-condicionado automático dual zone, limitador de velocidade, faróis de neblina, discos nas quatro rodas, suspensão multilink, entre outros.
Fonte: noticiasautomotivas.com.br